5 dicas para a hora de fazer o planejamento tributário da empresa

A Empresa

Com um plano bem traçado é possível diminuir as despesas fiscais do seu negócio.

  Tempo de leitura: 2min20seg.

 

planejamento tributário parece simples, pois nada mais é do que a gestão de pagamentos de tributos. Porém, reduzir a carga tributária de uma empresa através desse planejamento, é o grande ponto chave, já que necessita de muito estudo, pesquisa e conhecimento.

 

No #ConteúdoAssertt de hoje, separamos cinco dicas que serão valiosas na hora de preparar o planejamento tributário da sua empresa, garantindo assim efetividade no objetivo de economizar. 

 

1 - Primeiramente, tenha todas as informações em mãos! 

 

Você vai precisar coletar o máximo possível de dados fiscais e tributários do negócio, somente assim conseguirá dar andamento no plano com precisão. 

 

2 - Hora de analisar 

Com os dados em mãos, você vai partir para a análise e identificar qual é o formato legal da empresa, ou seja, sua natureza jurídica. Este é um quesito definido através da receita anual do negócio, número de sócios e funcionários e os tipos de operações. 

 

3 -  Escolhendo o Regime Tributário 

O Regime Tributário implica diretamente no formato em que serão apurados e recolhidos os impostos. Logo, é uma das etapas mais importantes para possibilitar a diminuição das despesas fiscais. Alguns formatos oferecem mais benefícios e vantagens, quando escolhidos da maneira correta. 

 

4 -  Quando o plano começa a ganhar forma 

Através das informações encontradas, da análise feita e do estudo em que o regime foi escolhido, finalmente o planejamento tributário pode começar a ganhar forma. Aqui serão definidos os períodos mais benéficos para que a empresa opere, com o intuito de economizar seus gastos com impostos, tudo isso é claro, sempre em conformidade com as leis tributárias. 

 

5 - Revisão constante 

Ao chegar no último tópico, pode parecer que a revisão é o fim do processo, mas não é bem assim. O planejamento tributário de uma empresa deve ser revisado, e até mesmo alterado – se necessário – com constância. Isso acontece por mudanças que podem ocorrer tanto nas leis, quanto na própria empresa. Para garantir que o plano continua de acordo com o objetivo, e que o negócio segue dentro de todas as regras, a revisão constante é essencial.

 

Gostou do nosso #ConteúdoAssert?

Além das atualizações semanais aqui no blog e no LinkedIn, você também pode acompanhar as nossas redes sociais.